Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um relato tão intemporal e inspirador quanto o próprio Che Guevara.


Mais de 40 anos depois da sua morte, Che Guevara continua a inspirar multidões, motivadas pelo seu espírito idealista e lutador.

Em 1952, quando partiu de Buenos Aires numa ambiciosa viagem pela América do Sul, o jovem Ernesto não poderia imaginar o ícone em que se tornaria anos mais tarde. Mas foi em parte essa mítica viagem que plantou na sua alma a semente dos ideais por que viria a lutar.

Com o amigo Alberto Granado, percorreu aproximadamente 12 000 quilómetros em terras sul americanas, da Argentina ao Peru, montados numa motocicleta e munidos apenas do essencial. Diário de Motocicleta conta a história dessa aventura, num relato vivido e empolgante, ilustrado com fotografias inéditas tiradas pelo próprio Che.

Antes de mergulhar no diário, bebemos as sentidas palavras de Aleida Guevara filha de Che Guevara, que oferece uma perspectiva humana e apaixonada do pai, distinta da do ícone em que se veio a tornar.
“Quando li pela primeira vez estas notas, ainda não tinham o formato de livro, nem sabia quem as tinha escrito, eu era muito mais nova e de imediato me indentifiquei com a pessoa que havia narrado com tanta espontaneidade as suas aventuiras. Claro que enquanto lia tive uma ideia de quem era esta personagem e senti-me muito feliz por ser sua filha.

Houve momentos em que, literalmente falando, afastei Granado do seu lugar na moto e me agarrei com força às costas do papá, viajei com ele por montanhas e lagos; reconheço que o deixei sozinho em algumas ocasiões, sobretudo quando é capaz de descrever tão graficamente as coisas que faz, que eu nunca contaria, mas ao fazê-lo demonstra uma vez mais até que ponto consegue ser um homem honesto e pouco convencional. (…)”

Já um clássico, finalmente disponível em Portugal.

O livro que inspirou o filme Diários de Motocicleta, protagonizado por Gabriel Garcia Bernal e realizado por Walter Salles.

Aleida Guevara, in Prefácio de DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

NOTAS EDITORIAIS:

Titulo: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Selo: OBJECTIVA
Páginas: 272
ISBN: 978-989-672-100-8
Preço: 15,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário