Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Lisboa Misteriosa" e "Lisboa nos Passos de Fernando Pessoa"

Lisboa nos Passos de Fernando Pessoa

Um passeio memorável e uma vivência ímpar de cenários que o poeta conheceu, tal como Fernando Pessoa os conheceu.
Porque Lisboa e Fernando Pessoa são indissociáveis, como demonstra Marina Tavares Dias, profunda conhecedora da cidade e também da vida e da obra do poeta. 
Este livro proporciona ao leitor uma viagem única, um passeio pela Lisboa pessoana que nos remete para uma Baixa Pombalina alegre e animada, muito diferente da actual, e para uma cidade em que bairros residenciais, como Campo de Ourique, eram ainda considerados pitorescos e muito longínquos do centro.
“Fernando António Nogueira Pessoa, filho de Maria Madalena Pinheiro Nogueira e de Joaquim de Seabra Pessoa, nasce no número 4, quarto andar, do Largo de São Carlos, às 3 e 20 da tarde de 13 de Junho de 1888. Aqui viverá até aos cinco anos e deste local vai guardar as principais memórias que, mais tarde, lhe surgirão ligadas à parte mais feliz da sua infância. Adulto retomará a escrita, vezes sem conta, referências que facilmente podem ser remetidas para um arquétipo de passado cujas fronteiras se assemelham às desta zona temporal e geográfica” – Marina Tavares Dias. 
Profusamente ilustrado com fotografias e postais da época, revisitam-se as moradas e os locais de trabalho do poeta, os cafés e as ruas da cidade que o viu nascer e morrer. 

Lisboa Misteriosa


Alguns dos mais enigmáticos e curiosos mistérios de Lisboa, desvendados num magnífico álbum. 

O que queremos realmente dizer quando contamos que caiu o Carmo e a Trindade?
Porque que é que já não existem as Obras de Santa Engrácia?
Qual é o animal mais célebre da Penha de França?
Será que o Martim Moniz ficou mesmo entalado na porta do castelo?
Ulisses foi ou não o fundador de Lisboa?
Afinal quem é o padroeiro da cidade?
Será que o Rossio já cabe na Rua da Betesga?
Porque é que Campo de Ourique ficava rés-vés?
Qual a Palma que deu nome à Rua e a Figueira que deu nome à Praça?
Estes são alguns dos mistérios aqui desvendados pela jornalista, fotógrafa, escritora e olisipógrafa Marina Tavares Dias.
LISBOA MISTERIOSA é um magnífico álbum, com fotografias raras que ilustram o texto pautado pelo mistério e pelas lendas. Narrativas que ouvimos desde sempre e que passaram de boca em boca. Neste livro se esclarecem as suas origens, enriquecendo a História da nossa Lisboa. Uma homenagem sem par à Cidade das Sete Colinas.  

Marina Tavares Dias
É jornalista, fotógrafa, escritora e olisipógrafa. Nasceu em 1962 e, desde muito jovem, assinou nos jornais Diário Popular, Expresso e Diário de Lisboa textos e reportagens sobre a cidade, que cedo revelam uma conjugação da investigação apurada com a escrita cativante de quem fala para o grande público.
Em 1987 publica o seu primeiro livro Lisboa Desaparecida (volume I) que lhe vale o Prémio Júlio de Castilho. Ao longo dos 19 anos seguintes, continuando o itinerário lisboeta proposto pelo título, são editados mais oito volumes desta obra pioneira da olisipografia. Outras obras da autora sobre temáticas lisbonenses incluem:  A Lisboa de Eça de Queiroz (2001), História do Eléctrico da Carris (2001), História do Futebol em Lisboa (2000), Os Cafés de Lisboa (1999), Lisboa nos anos 40 – Longe da Guerra (1998), Os melhores Postais Antigos de Lisboa (1995), A Lisboa de Fernando Pessoa (1991), Photographias de Lisboa 1900 (1989), Lisboa Misteriosa (2003). 
Além destes títulos, a autora especializa-se ainda na divulgação do Primeiro Modernismo, tendo editado obras sobre Mário de Sá-Carneiro e sobre Fernando Pessoa, além de ser responsável pela apresentação em Paris, na sede da UNESCO, da exposição comemorativa do centenário do nascimento de Mário de Sá-Carneiro (1990).
Marina Tavares Dias nasceu e vive em Lisboa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário