Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

“O MAPA E O TERRITÓRIO” do polémico Michel Houellebecq chega este mês às livrarias portuguesas




O mais recente livro de Michel Houellebecq, O mapa e o território, que lhe valeu o ano passado o Prémio Goncourt — a mais prestigiada distinção literária francesa, vai ser lançado agora em Portugal pela Editora Objectiva, sob o selo da Alfaguara.

O polémico escritor francês, numa sátira mordaz à ilusão existente no mundo da arte e na cultura de celebridades, narra a história de um artista que se apaixona por uma mulher de nacionalidade russa e que, após fazer sucesso a pintar os seus retratos, envolve-se numa investigação policial.

Unanimemente considerado como um dos mais importantes escritores europeus deste século, Michel Houellebecq regressa aos temas que lhe são mais caros: a solidão, os limites das relações amorosas, o absurdo mundo actual em que o dinheiro é rei, para traçar um retrato corrosivo da sociedade contemporânea.

A tradução de O mapa e o território, ficou a cargo de Pedro Tamen, vencedor de vários prémios literários, entre eles o Prémio do PEN Clube (2000), o Prémio «Correntes d’Escritas – Casino da Póvoa»  e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2011)

O mapa e o território tem sido reputado como um romance total, um labirinto metafísico de surpreendente mestria, que faz um balanço do estado do mundo e é simultaneamente um auto-retrato.

A crítica estrangeira considera Houellebecq o melhor escritor francês da actualidade:

 “Um autor verdadeiramente original.”
 The Guardian, Reino Unido

“Descreve com uma frieza clínica a miséria afectiva e sexual do homem moderno, e a sua solidão absoluta.”  
Liberatión, França

“Sem emoção aparente, mas com uma intensa vitalidade, Houllebecq aponta o dedo aos desvios às monstruosidades da modernidade (…) Houllebecq constrói uma narrativa de uma força, um humor e uma inventividade notáveis.”  - 
Le Monde, França


“Esperávamos uma bomba, mas afinal é um fogo de artifício de humor, sarcasmo e melancolia.”
Le Nouvel Observateur, França

“Um livro maravilhosamente escrito, e muito inspirador em virtude do seu pessimismo.”
Spectator, Reino Unido

“Capta com apurada sensibilidade os murmúrios do mundo, as suas metamorfoses e as suas vaidades.”  
L’ Express, França

“Um dos livros mais complexo, ricos e estimulantes dos últimos tempos.”
El País, Espanha



MICHEL HOUELLEBECQ

Autor francês nascido na ilha de Reunião, escreveu e publicou vários romances e obras de poesia, esntre os quais se contam: Extesion du domaine de la lutte, Les particules élémentaires, Lanzarote, Plateforme, La possibilite d’une île e Ennemis publics, escrito em co-autoria com Bernard-Henri Lévy. Os seus livros estão traduzidos em mais de quarenta línguas. O Prémio Gouncourt, o mais prestigioso prémio literário francês, foi-lhe atribuído em 2010 pelo romance O mapa e o território.


NOTAS EDITORIAIS:

Titulo:  O MAPA E O TERRITÓRIO
Selo:  ALFAGUARA
Autor:  Michel Houllebecq
Tradução:  Pedro Tamen
Páginas:  377
ISBN: 978-989-672-110-7
Preço: 19,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário