Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

valter hugo mãe protagonizou o maior fenómeno de popularidade nos nove anos de história da FLIP, o mais importante encontro de escritores do Brasil



Acaba de regressar a Portugal com a imprensa e o público brasileiros aclamando a sua consagração.

Para uma plateia de 2000 pessoas e para mais um sem número de espectadores online, o escritor português passou de novidade recente a leitura obrigatória tendo os seus livros sido os mais vendidos da Flip deste ano (primeiro posto para a máquina de fazer espanhóis, segundo posto para o remorso de baltazar serapião), tornando-se ainda um dos autores mais vendidos de sempre na Flip.

Ficou quatro horas e meia em autógrafos, sessão que teve de ser interrompida por estar marcado um outro compromisso onde o público o esperava há mais de uma hora e meia. Na história da Flip apenas a fila de autógrafos de Chico Buarque, em 2009, é comparável à de Valter Hugo Mãe.

O fenómeno estendeu-se a São Paulo e Rio de Janeiro onde rapidamente os seus livros esgotaram e onde as sessões em que participou ficaram repletas de gente. Na história da livraria Travessa do Leblon apenas um autor teve até hoje maior afluência de público: Ferreira Gullar, prémio Camões.

A imprensa brasileira chamou o autor de «muso» da Flip. O autor confessou que não esperaria um tal retorno do público, que estava muito grato e ia sempre querer voltar. Terá sido o mais entrevistado, fotografado, cumprimentado, precisando de esconder o rosto para chegar a tempo aos seus compromissos em Paraty, a cidade histórica onde a Flip acontece.

Na Flip 2011 participaram, entre outros, autores como: João Ubaldo Ribeiro, James Elroy, Héctor Abad, Peter Esterházy, David Byrne, Emmanuel Carrère, Laura Restrepo, Joe Sacco, Ignácio de Loyola Brandão e Enrique Krauze.

Emocionado e grato, Valter Hugo Mãe anunciou no Brasil o título do seu novo romance, a ser publicado em Setembro em Portugal pela Objectiva/Alfaguara: O filho de mil homens.

Em Portugal, o livro a máquina de fazer espanhóis imprime neste momento a sua 8.ª edição. A primeira edição brasileira esgotou em 15 dias e a segunda chega agora às livrarias.

o remorso de baltazar serapião está em 5.ª edição portuguesa e terceira brasileira em pouco mais de seis meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário